terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gangue da... censura?


Foto: Christian Jung/tonhocrocco.com


Até onde vai a liberdade de expressão? O músico Tonho Crocco, vocalista da banda Ultramen, está sendo processado por crimes contra a honra em razão de um... rap!

Em 21 de dezembro, os deputados estaduais gaúchos aprovaram o aumento de seus próprios salários em 73%, que foram de R$ 11.564,76 para R$ 20.042,34. Em menos de 24 horas depois, o músico escreveu a "Gangue da Matriz", e postou a música no Youtube, que já recebeu mais de 37 mil acessos.

A letra em questão dá nome a vários dos parlamentares que votaram pelo aumento, e mostra a indignação de quem não quis ofender, mas repreender o efeito dominó que começou com o aumento dos deputados federais. 

O então presidente da Assembleia Legislativa local, agora deputado federal pelo PDT Giovani Cherini resolveu entrar com uma ação no Ministério Público Estadual e a audiência preliminar acontece no dia 22 próximo. 

Será que uma possível condenação do músico abre precedentes para o fim - definitivo - da liberdade de expressão?

A discussão começa a tomar as redes sociais, como por exemplo a movimentação da página do músico no Facebook.

Assista ao vídeo e dê também sua opinião nos comentários do blog.









6 comentários:

  1. Quer saber? Se as pessoas não puderem dizer o que o Crocco disse, ou o que o você está dizendo, então realmente entramos numa ditadura do pensamento...achei perfeito o seu artigo...se precisar de alguma coisa, estou às ordens...abraço

    ResponderExcluir
  2. É claro que isso não vai dar em nada!

    Eu tenho que acreditar que ainda há justiça no país..

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra aquela história do ladrão que invadiu a casa pelo telhado e o telhado desabou.O ladrão, ferido, processou o dono da casa e ganhou!!!Nos EUA, claro.

    ResponderExcluir
  4. Pois eu já desisti da justiça no Brasil. Espero, sinceramente, nunca precisar dela (se é que isso existe, afinal, estamos todos conectados de alguma forma... Aí é que o bicho pega).

    ResponderExcluir
  5. Isso só reforça o nosso argumento de que a censura ainda está muito viva em nosso País,infelizmente !

    ResponderExcluir
  6. Já havia acontecido um problema envolvendo outro trabalho artístico com o filme 'A Serbian Film'. Agora acontece isso (por razões diferentes, mas é censura do mesmo jeito). Daqui a pouco, vão querer queimar livros, filmes e discos em praça pública...

    ResponderExcluir